Trump completa seis meses de governo com polêmicas e baixa popularidade

  • Por Jovem Pan
  • 20/07/2017 07h45 - Atualizado em 20/07/2017 11h20
  • BlueSky
EFE/Sergei Ilnitsky Trump enfrenta dificuldades em outras medidas da gestão, como o veto à entrada de imigrantes de países muçulmanos que foi barrado pela justiça

Na semana em que completa seis meses na Casa Branca, Donald Trump teve que explicar mais uma promessa de campanha que não se tornou realidade.

A luta para revogar e substituir o sistema de saúde criado por Barack Obama tem sido uma das diversas dificuldades do republicano no cargo.

Na última segunda-feira, a proposta de substituição do Obamacare não contou com o apoio de parte da base aliada e naufragou no congresso.

A derrota fez o presidente chamar os senadores à Casa Branca para pedir que eles não entrem no recesso de verão antes de finalizar o assunto e defendeu a importância de uma substituição do sistema de saúde.

Trump enfrenta dificuldades em outras medidas da gestão, como o veto à entrada de imigrantes de países muçulmanos que foi barrado pela justiça.

As derrotas pesam na popularidade do republicano.

O quadragésimo e quinto presidente da história dos Estados Unidos é aprovado por apenas 36 por cento dos americanos, a taxa mais baixa da história recente do país.

A pesquisa do canal ABC News com o jornal The Washington Post revelou que 55 por cento dos entrevistados acreditam que Trump não está avançando no cumprimento de promessas.

A coordenadora do curso de relações internacionais da FAAP, Fernanda Magnotta, afirmou que o número não tem precedentes: “de fato é um número alarmante e sem precedentes. Poderíamos dizer que 48% dizem desaprovar fortemente o desempenho do Trump. Marca historicamente que nunca foi alcançada”.

Fernanda Magnotta disse ainda que Donald Trump lidera um governo de divisão e isso atinge a popularidade do republicano: “gestão baseada em conflito”.

Como se não bastassem todas as desconfianças e a dificuldade do governo com o sistema de pesos e contrapesos, ainda há o RussiaGate.

As investigações sobre a influência russa nas eleições do ano passado coloca nuvens pesadas em cima da Casa Branca.

Todos os presidentes tiveram crises pequenas ou grandes nos primeiros seis meses de governo. Mas Trump chega a essa marca com previsões negativas que falam em até impeachment do seu mandato.

*Informações do repórter Victor LaRegina

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.