Trump faz pronunciamento surpresa e volta a defender muro com o México

  • Por Jovem Pan
  • 04/01/2019 06h33 - Atualizado em 04/01/2019 07h59
EFE O republicano disse ser preciso “proteger a fronteira”, por exemplo, das drogas que chegam ao país

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento nesta quinta-feira (03) no qual voltou a ressaltar a necessidade da construção de um muro na fronteira com o México. Acompanhado por membros do sindicato da Patrulha Fronteiriça, o republicano disse ser preciso “proteger a fronteira”, por exemplo, das drogas que chegam ao país.

A declaração ocorreu horas após o início da nova legislatura do Congresso dos Estados Unidos. Agora, o controle da Câmara dos Representantes está nas mãos dos democratas, que são oposição ao governo e se negam a liberar todo o recurso solicitado pelo presidente para a construção do muro.

Trump quer 5 bilhões de dólares para a obra, mas os democratas propõem apenas 1,3 bilhão de dólares. Enquanto não há um acerto entre o Executivo e o Legislativo, o governo dos Estados Unidos enfrenta uma paralisação parcial que já dura 14 dias.

Uma nova rodada de negociações entre os congressistas e Trump está marcada para esta sexta-feira. O muro é uma das principais promessas feitas na campanha pelo republicano em 2016.

*Informações do repórter Afonso Marangoni

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.