União entre educação e tecnologia é determinante para melhora de índices no País, dizem especialistas

  • Por Jovem Pan
  • 05/11/2018 07h07 - Atualizado em 05/11/2018 09h48
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Marcos Santos/USP Imagens Marcos Santos/USP Imagens Especialistas acreditam que o uso da tecnologia seja importante para alcançar uma educação inclusiva e equitativa até 2030

Especialistas acreditam que a união entre educação e tecnologia seja determinante para melhorar os índices do país nas próximas décadas. Com problemas na educação infantil e índices preocupantes nos ensinos fundamental e médio, o Brasil mostra pouca evolução na qualidade de preparação de crianças e adolescentes para a vida adulta e o mercado de trabalho.

De acordo com o Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, há no país mais de 35 milhões de estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio, porém, mais de 7 milhões possuem dois ou mais anos de atraso escolar.

Tendo como base a declaração de Incheon, adotada por membros de 160 países, especialistas acreditam que o uso da tecnologia seja importante para alcançar uma educação inclusiva e equitativa até 2030, tanto como infraestrutura quanto instrumento de auxílio nos estudos.

Para Emílio Munaro, diretor de Desenvolvimento Global do Instituto Ayrton Senna, que organizou a ExpoEdutec, em São Paulo, a tecnologia tem um papel específico no desenvolvimento da educação. Ele destacou como principais habilidades o desenvolvimento em equipe e o pensamento crítico.

Alexandre Campos Silva, head do Google for Education no Brasil, acredita que o grande desafio seja preparar os professores. Silva pontuou que já existem plataformas gratuitas que podem ser utilizadas por escolas públicas e privadas no Brasil.

O gerente de programas acadêmicos da Microsoft, Daniel Maia, ressaltou que investir na integração entre tecnologia e educação é investir em crescimento do país. Para Maia, um dos principais desafios é tornar a tecnologia acessível dentro dos espaços educacionais.

De acordo com Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, há espaços de informática em mais de 80% das escolas públicas, mas pouco menos de 60% dos locais são efetivamente usados.

*Informações do repórter Matheus Meirelles

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