Verão começa nesta sexta (21) com promessa de mais calor e chuvas
Sob influência do El Niño, o verão começa nesta sexta-feira (21), com a promessa de mais calor e mudanças no regime de chuvas. A nova estação tem início oficialmente às 20h22, pelo horário de Brasília.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, os índices pluviométricos devem subir e a temperatura média vai superar os 31,5 ºC, registrados na temporada 2017-2018.
O meteorologista do CGE, o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura de São Paulo, ressaltou que os temporais de final de tarde passam a ser cada vez mais frequentes. “Condição de sol, calor e chegada de brisa marítima temos as pancadas de chuva. Isso deve resultar também em chuvas acima da média”, disse. Ele destacou ainda que o El Niño deve afetar o clima ao longo de todo o verão.
O professor de Hidrologia da Unicamp, Antonio Carlos Zuffo, explica quais são as mudanças provocadas pelo fenômeno. “Ele tem a capacidade de alterar o clima mundial. No Brasil, as precipitações no Sul aumentam e no Nordeste diminuem”.
Segundo o professor , as temperaturas podem cair na semana do Natal, mas voltam a subir e o calor só dará trégua em fevereiro.
O verão vai até o dia 20 de março de 2019, quando começa o outono.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.