Kátia Abreu diz que limitará “efeito cascata” em aumentos salariais de juízes

  • Por Jovem Pan
  • 17/11/2016 06h56
Kátia Abreu (Ag. Senado)

A senadora Kátia Abreu (PMDB), relatora da comissão especial que analisa os supersalários, afirmou que tentará limitar o chamado “efeito cascata” nos aumentos salariais dos juízes. Isso ocorre quando o reajuste nos vencimentos aumenta automaticamente conforme é reajustado os salários dos ministros do STF.

“Muito se usa o aumento do salário dos ministros do Supremo para engordar salários em outras instâncias. Inclusive nos Estados. Os ministros do Supremo não querem mais ser usados por corporação sindical que vem trazendo aumento deles como se isso fosse de auto-recreação dos próprios”, disse a peemedebista.

Kátia Abreu falou com a imprensa após reunião com ministros de tribunais superiores, dentre eles a presidente do STF, Cármen Lúcia.

A comissão tem incomodado setores. A Ajufe divulgou nota dizendo que o Senado deve começar a investigação na própria Casa. O presidente do Senado, Renan Calheiros, rebateu as manifestações de repúdio por parte dos magistrados.

“Eu acho isso uma tolice. Como é que a entidade de magistrados fazem notas atribuindo responsabilidade a alguém porque quer impedir que outros recebam mais do que a Constituição permite. Se fazem isso para inibir o Senado Federal, eles não vão inibir”, defendeu Renan.

*Informações do repórter Arthur Scotti