Ministro da Agricultura: participação brasileira no setor deve aumentar 10% em cinco anos
O ministro da Agricultura estimou que o Brasil poderá aumentar a participação global no setor de 7% para 10% em cinco anos.
Blairo Maggi deu a declaração nesta segunda-feira durante o lançamento de um programa de desburocratização do segmento em São Paulo.
Para o ministro, o Brasil faz uma agricultura sustentável que, segundo ele, muitas vezes é acusada de más práticas injustamente.
Blairo Maggi disse que a atual administração se preocupa em como o homem do campo é afetado pelas medidas tomadas em meio ao crescimento do setor. “Nós estamos nesse caminho e achamos que vamos atingir nossa meta em cinco anos e sair de 7% para 10%. Temos que olhar para o homem do campo, as regras, a burocracia, e o Governo atender os agricultores, todo o setor do agronegócio em tempo certo”, explicou.
O programa lançado nesta segunda-feira contempla ações em parcerias com governos estaduais para desburocratizar o setor.
O secretário da agricultura e abastecimento de São Paulo, Arnaldo Jardim, citou medidas que podem ser facilitadas com essa integração. “Estamos simplificando as normas do ponto de vista de cuidados ambientais e conformidade ambiental. Medidas de simplificação para a autorização de empréstimos”.
O Plano Agro Mais teve a primeira parte da iniciativa lançada no Rio Grande do Sul e agora chega aos produtores paulistas.
As próximas unidades da federação a receber o projeto são Rondônia e o Distrito Federal.
*Informações do repórter Tiago Muniz
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.