Ministros da Defesa do Brasil e Colômbia se reúnem nesta terça (31) para discutir segurança na fronteira

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2017 07h14
Divulgação Raul Jungmann disse que o Rio se encontra em uma "delicada situação"

Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Colômbia, Luiz Carlos Villegas, se reúnem nesta terça-feira (31) para discutir a segurança na fronteira entre os dois países.

O encontro acontecerá em Manaus e é o primeiro de uma rodada de conversas bilaterais que o Governo federal pretende iniciar com vizinhos da América do Sul.

O objetivo é reduzir a entrada de armas, munições e drogas em território nacional.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, destacou que as divisas do País se tornaram pontos estratégicos para o combate à violência. “A fronteira está mais do que nunca perto das nossas metrópoles. É na segurança delas que vamos conseguir reduzir essa onda de criminalidade e combater no seu início o contrabando, as drogas e o descaminho”, disse.

Nesta segunda-feira, o Ministério da Defesa divulgou um balanço, sobre a vistoria realizadas por agentes do Exército, na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, que fica na zona rural de Boa Vista, em Roraima.

Os oficiais encontraram, na cadeia, sessenta e uma geladeiras, 31 televisores, 23 fogões e 136 armas brancas.

A lista ainda incluiu celulares, aparelhos de som e de DVD, botijões de gás e máquinas de tatuagem.

O presídio foi palco de um dos massacres do sistema carcerário brasileiro, no último dia 6 de janeiro, quando 33 detentos morreram após uma rebelião.

*Informações do repórter Vitor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.