No mês de combate ao câncer de mama, SP realiza mutirões de mamografia
Também no mês de outubro, que ganha a cor rosa para chamar atenção para o câncer de mama, mulheres podem realizar exames de mamografia pelo SUS em 2 mutirões na capital.
O público-alvo é formado por mulheres de 50 e 69 anos e o grande desafio é estimular o diagnóstico precoce da doença. Assim, se antecipa o tratamento e as chances de cura.
A carreta do programa “Mulheres de Peito”, da secretaria estadual da Saúde fica no Shopping Aricanduva, na zona leste, até sábado, além de outros 3 pontos em SP.
A demanda está tão grande que as pacientes têm chegado durante a madrugada na fila para garantir a retirada de senhas. São distribuídas 50 por dia.
Luciana Alcântara, cuja irmã morreu de câncer de mama há pouco tempo, avalia que o serviço pode melhorar. Ainda assim, é a única alternativa de ser avaliada.
A mulher não precisa apresentar pedido médico. É só manifestar a vontade de fazer o exame preventivo e a avaliação sai na hora.
A OMS estima que no mundo ocorram mais de 1 milhão casos de câncer de mama por ano. É o tipo de câncer que mais incide sobre a população feminina.
No Brasil, é a primeira causa de morte por neoplasia nas mulheres.
Confira a reportagem de Carolina Ercolin:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.