Novo programa dá óculos de graça para idosos em São Paulo
Todo idoso que passar por cirurgia de catarata na rede pública terá direito a óculos para continuar o tratamento de visão. O Governo de São Paulo investiu 12,5 milhões de reais no programa lançado segunda-feira (09/11) na AMA Barradas, na favela de Heliópolis, na capital paulista.
Segundo o secretário estadual da Saúde, David Uip, o procedimento é bastante simples: “A consulta oftalmológica gera uma indicação da cirurgia e, a consulta clínica com a presença de um anestesista, viabiliza que a cirurgia possa ser feita no ambiente do AMA. Esse é um programa que se inicia e continuará. Todos os paulistas que forem operados pelo SUS com indicação de óculos, vão receber”.
São realizadas 100 mil cirurgias de catarata por ano pelo SUS. Após o procedimento, o paciente poderá escolher a armação do óculos, que será entregue pelo correio.
O programa, que começa na capital, será gradativamente estendido para a região metropolitana até chegar ao interior do Estado. Segundo dados do Governo, 20% dos idosos tem problemas de catarata.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.