Palácio do Planalto confirma ter encontrado broche e faixa presidencial

  • Por Jovem Pan
  • 18/08/2016 09h39
Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula Ricardo Stuckert/Instituto Lula Faixa presidencial - Instituto Lula

A polêmica em torno do sumiço da faixa presidencial parece ter chegado ao fim. Funcionários do Palácio do Planalto encontraram embaixo de um armário do cerimonial o broche de ouro e diamantes que decorava a faixa, que já havia sido encontrada anteriormente.

A Polícia Federal está realizando perícia no local. A faixa teria sido comprada pelo ex-presidente Lula, em 2007, ao custo de R$ 50 mil. Quando Temer assumiu, foi instaurada uma sindicância pela Secretaria de Controle Interno do Planalto para apurar o desaparecimento de diversos itens.

O número de objetos supostamente extraviados pode chegar a 4,5 mil. São, principalmente, presidentes dados aos ex-presidentes. o prazo para conclusão da sindicância é de 30 dias.

O código de conduta dos servidores públicos impede que eles recebam presentes de valores superiores a R$ 100. Ainda segunda a norma, presnetes com valores superiores devem ser incorporados ao patrimônio do Palácio do Planalto, ou destinados à entidades de caráter cultural ou filantrópico; já as peças de valores históricos devem ser doadas ao Ifan.

*Informações da repórter Luciana Verdolin