PF cumpre 42 mandados em 6 Estados e no DF para apurar fraudes fiscais
A Polícia Federal realiza ação nesta quarta-feira (19) em seis Estados e no Distrito Federal para apurar supostas fraudes fiscais junto à Receita federal. A operação é batizada de “Java” e faz alusão à linguagem de programação de softwares.
São cumpridos 42 mandados judiciais. São 12 mandados de prisão temporária, 12 de condução coercitiva e 18 de busca e apreensão. As ações ocorrem em SP, BA, GO, PA, RJ, SC e DF.
Segundo a PF, o esquema fraudava o sistema por meio de compensações de créditos tributários irregulares. Eles utilizavam créditos “fantasmas” para quitar as dívidas de empresas com o Fisco.
A Polícia Federal diz que um grupo de empresas adquiria créditos fantasmas para conseguir quitar os débitos – pagando valores inferiores. Os créditos eram adquiridos para aparentar regularidades com a Fazenda e participar de licitações no âmbito público.
“Esse tipo de compensação fraudulenta foi responsável pela redução na arrecadação federal do mês de agosto deste ano, o que demonstra o potencial de dano da quadrilha”, diz nota da PF.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.