PF prende quadrilha que fraudava boletos pelo código de barras e desviava valor
Antes de pagar um boleto bancário é preciso ficar atento às informações que aparecem na folha. Já faz algum tempo que os criminosos encontraram formas de fraudar o código de barras e desviar o valor pago.
As estratégias utilizadas são diversas e muitas vezes não é possível identificar a falsificação sem olhar atentamente para as informações discriminadas. A Policia Federal está acompanhando esses crimes e deflarou nesta terça-feira operação para prender quadrilha que falsicava boletos bancários, a Operação Barcode.
Foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão em São Paulo. A quadrilha praticava os crimes induzindo o consumidor ao erro, trocando o código de barras de boletos da Caixa Econômica Federal e a desviando os valor para para contas de empresas fictícias.
Doze pessoas foram indiciadas por envolvimento nos crimes que já causaram prejuízos de R$ 2 milhões para empresas públicas e privadas. O consumidor deve ficar atento para os boletos impressos nos sites das empresas e também para aqueles que são enviados pelo correio.
Verificada incoerência nos dados apresentados, a primeira medida é avisar a loja onde a compra foi feita e também notificar a polícia. Com as informações da conta bancária é possível rastrear os criminosos.
Com informações do repórter Carlos Aros
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.