Risco de rompimento de barragem desaloja milhares de pessoas na Califórnia
O risco de um rompimento da barragem de Oroville, no norte da Califórnia nos EUA fez com que 188 mil pessoas deixassem suas casas.
As autoridades locais e estaduais informam que a causa do alerta foi o descobrimento de um buraco no vertedouro da represa e agora tentam tapá-lo com sacos de pedras e reduzir o nível de água do lago Oroville.
O coordenador dos serviços emergenciais do governo da Califórnia, Mark Ghilarducci, disse que todas as providências estão sendo tomadas para garantir a segurança dos habitantes.
Depois de seis anos de seca na região as autoridades tiveram que aumentar o abastecimento de água para encher o reservatório. Mas devido a forte chuva que atingiu a Califórnia desde o ano passado, agora a força-tarefa é voltada para tentar diminuir o nível da represa o mais rápido possível.
Desde que foram emitidas ordens de evacuação a quantidade de água que estava vazando da barragem recuou.
O governador da Califórnia, Jerry Brown, emitiu uma ordem de emergência do estado para ajudar as autoridades locais com a situação e as evacuações.
A cidade de Oroville fica a 110 km ao norte de Sacramento e tem cerca de 16 mil habitantes.
Centros para acolher a população foram montados e as estradas que saem de Oroville ficaram bastante congestionadas ao longo desta segunda feira (13).
*Informações do repórter Victor Moraes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.