Termina nesta quarta-feira (31) prazo para saque do abono salarial do PIS/Pasep

  • Por Jovem Pan
  • 31/08/2016 06h56
O governador Geraldo Alckmin durante a entrega das obras de ampliação e modernização do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) da Estação Brás do Metrô e CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Data: 13/01/2015. Local: São Paulo/SP. Foto: Edson Lopes Jr/A2ADemprego

Trabalhadores têm até esta quarta-feira (31) para sacar os recursos do abono salarial do PIS/Pasep de 2014. Tem direito ao dinheiro extra quem exerceu atividade remunerada por pelo menos 30 dias em 2014 e recebeu até dois salários mínimos.

O trabalhador precisa estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido os dados repassados pelo empregador ao Governo.

O abono é de R$ 880 e para sacar, é preciso comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal portando o cartão do cidadão.

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, explicou como os brasileiros podem saber se tem direito ou não ao benefício. “Tem duas formas: a primeira é o trabalhador olhar na carteira de trabalho se teve carteira assinada em 2014. A outra, o Mnistério do Trabalho disponibilizou uma listagem que está disponível no site”, disse.

O PIS e o Pasep são contribuições sociais feitas pelas empresas que financiam o seguro-desemprego e o abono salarial. O primeiro é destinado a trabalhadores do setor privado e o segundo para o funcionalismo público.

*Informações do repórter Anderson Costa