USP disponibiliza aplicativo para registro de ocorrências na região

  • Por Jovem Pan
  • 14/09/2016 12h40
Aplicativo destinado a professores

A Universidade de São Paulo está disponibilizando um aplicativo para os professores, alunos e funcionários registrarem furtos, roubos, ou seja, crimes em geral, que acontecem na região. É o Campus USP. Pelo app, é possível conferir os registros das pessoas que já passaram por situações do tipo nas imediações.

Segundo o aluno de mestrado em engenharia, Rodrigo Achilles, o aplicativo é bom para ajudar as pessoas a saberem por onde seria melhor evitar de passar ou não, e em quais horários, de acordo com a incidência dos crimes nos locais.

“Isso aí vai servir pra gente saber aonde circular, principalmente em momentos noturnos, e o horário que ocorrem as ocorrências. Isso aí é muito importante”, afirmou.

Para Rafael Maximo, que também é estudante de mestrado em engenharia, a segurança no local depende muito do horário.

“Agora, sim (se sente seguro). Mas tem uns horários que a gente tem que passar aqui que você anda rápido, olhando pra todo lado. (…) Tem áreas muito piores como perto do Hospital Universitário. Eu acho que precisaria ter uma base da polícia lá também porque é uma região de muito movimento de estudante, muita gente passa por lá e é uma região vazia. Então, é uma região bem crítica”, contou o estudante.

A ocorrência mais comum nas imediações da USP é o furto qualificado. Foram 100 nos últimos meses. O ranking ainda traz destaque para o furto simples, o roubo mediante grave ameaça, carro roubado e furto de veículos. São 40 registros por mês, mas ainda assim está abaixo da média, segundo a Superintendência de Segurança, fazendo uma comparação com 2015. Quase mil pessoas já fizeram o download do aplicativo até agora.

*As informações são da repórter Carolina Ercolin