‘Para a população, variante da Covid-19 não muda nada’, avalia virologista da Dasa
O virologista da Dasa, laboratório que identificou a nova variante da Covid-19 em exames em São Paulo, José Eduardo Levi, avalia que a Anvisa está fazendo o papel dela ao alertar a população sobre a nova linhagem do vírus. Além disso, ele descartou a possibilidade dos exames PCR terem algum problema com a variante. “Todos detectam. O que acontece é que alguns exames identificam e acusam a linhagem, outros não. Mas o impacto dos testes só vamos saber agora, com análise. Hoje ainda é prematuro falar que eles sofreram, não temos evidência nenhuma disso.”
Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, José Eduardo destacou que, para a população, essa variante não muda nada. “Ela pode ser mais transmissível, mas é controlada da mesma forma. Então não muda. O que pode acontecer é, em aglomerações sem máscara, se alguém estiver doente vai contaminar mais pessoas”, disse. Já do lado do diagnóstico e da vacina, os especialistas estão avaliando o que os imunizantes são capazes de prevenir. “As variantes vão aparecer, mas demos destaque para essa porque a agência inglesa relatou que é mais fácil de transmitir.”
[jp-related-posts ids=”1029839,1029761,1029759″]
José Eduardo não descarta a possibilidade de que apareçam variantes mais graves. “Quanto menos pessoas infectadas, menor a chance da produção de variantes. Se ela tiverem vantagens adaptativas, isso pode modificar o comportamento do vírus”, explicou. De acordo com o virologista, o foco é em ter vacinas e vacinar. “Nas linhagens comuns, sabemos que tem uma taxa de eficácia alta. Não sabemos se isso se mantém para essa variante. Tem chances de perda de eficácia se o vírus mudar, então o resultado por não ser tão bom. O ponto positivo é que as tecnologias das vacinas atuais são muito modernas, então seria rápido para acrescentar a nova cepa.”
Assuntos
continue lendo
Notícias
Lula derrota família Bolsonaro pela segunda vez
Com vantagem no 1º turno, Flávio Bolsonaro recebeu 48%
- Quem é Celina Leão, amiga de Michelle Bolsonaro que foi reeleita governadora do DF Jovem Pan · há 1 dia
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 4 dias
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 2 semanas
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 2 semanas