OAB vê irregularidades em contratação de advogados estrangeiros pela Petrobras
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) apresenta denúncia contra contratações irregulares na Petrobras. A estatal estaria mantendo contratos com escritórios de advocacia estrangeiros que não podem, por lei, atuar no Brasil. O Corregedor e Coordenador Nacional de Fiscalização da OAB, Ary Raghiant Neto, defende que as contratações devem ser interrompidas pois falta regularização dos escritórios. “O advogado estrangeiro não pode chegar no Brasil e começar a trabalhar. Ele precisa ter registro provisório na OAB, dizer o que veio fazer aqui e ter autorização da OAB. Mais do que isso, ele só pode atuar no brasil na condição de consultor de direito estrangeiro.”
[jp-related-posts ids=”1017255,1016349,1016278″]
Segundo a denúncia, os contratos irregulares também foram feitos com outras empresas públicas como o BNDES e a Eletrobras que apresentam valores de R$ 20 a R$ 50 milhões. “Independentemente de valor, a questão não passa pelo valor — mas pelo respeito à legislação. Nós não podemos fazer vista grossa e o advogado estrangeiro não pode atuar no Brasil sem essa autorização provisória.” A Ordem dos Advogados do Brasil enviou a denúncia ao Tribunal de Contas da União e pede que as contratações sejam regularizadas em até 15 dias ou paralisadas. De acordo com a OAB, foi requerido à Petrobras que apresentasse os contratos legais, mas a estatal ignorou o pedido.
*Com informações do repórter Vinícius Nunes
continue lendo
Brasil
Fim de MP amplia margem do consignado e reacende debate sobre superendividamento
Limite volta a 45% para aposentados e pensionistas do INSS; TCU aponta fragilidades nos controles do crédito consignado
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas