Primeira etapa do levantamento nacional sobre a Covid-19 encerra nesta terça
A primeira etapa do levantamento Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional termina nesta terça-feira (19). Até a segunda-feira, cerca de 15 mil pessoas no país fizeram o teste para saber se tiveram contato com o novo vírus. O objetivo é testar até 100 mil pessoas e saber com que velocidade a população está criando anticorpos para o vírus.
As regiões Norte e Nordeste foram as que mais aplicaram testes até o momento, somando 8.106 exames. O estudo, financiado pelo Ministério da Saúde, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Rio Grande do Sul, e executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), será realizado em três etapas e prevê em 133 municípios.
A proposta é analisar como a Covid-19 se propaga pelo país, por meio da testagem de anticorpos na população. A coleta de dados está sendo feita nos domicílios pelos profissionais do Ibope. Em cada casa, é escolhido um morador para participar do teste, um questionário sobre doenças preexistentes e possíveis sintomas da doença nos últimos 30 dias também é aplicado.
A expectativa é testar cerca de 33 mil brasileiros em cada etapa, sendo 250 pessoas em cada município selecionado. As próximas etapas de coletas estão previstas para 28 e 29 de maio e 11 e 12 de junho.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Brasil
Tornado atinge SC, deixa dois mortos e causa fechamento de aeroporto
O volume de chuvas superou 100 mm e foram registradas rajadas de vento de até 131 km/h em cidades do Sul
- Desembargadora fala sobre extinção ‘antecipada’ e autoriza volta de 3 bets Jovem Pan · há 7 horas
- Operação mira rede ilegal de bets que movimentou R$ 734 milhões Agência Brasil · há 12 horas
- PF mira suposto esquema que enviava brasileiras a Israel para prostituição Jovem Pan · há 14 horas
- Fachin dá 15 dias para PGR analisar indiciamento de Vorcaro Agência Brasil · há 1 dia