Bolsonaro diz que governo pode dar ‘voucher’ para trabalhadores informais
Em meio aos efeitos da crise do novo coronavírus na economia, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (17) que o governo pode fornecer ajuda financeira para trabalhadores na informalidade.
“O que o Paulo Guedes [ministro da Economia] falou para mim hoje é que a economia informal, quem vive da informalidade, teria uma ajuda por algum tempo, algo parecido com um voucher. Está faltando definir o montante e como é que você vai organizar esse pagamento. Essa possibilidade está na mesa”, afirmou a jornalistas ao chegar no Palácio do Alvorada, residência oficial.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de informalidade – (trabalhadores sem carteira assinada ou empreendedores sem registro) – representa 41,1% da força de trabalho ocupada no país.
O presidente demonstrou preocupação com os impactos da pandemia do Covid-19 na economia, mas disse que vê “muito alarmismo”. “A economia tem a sua importância nessa crise que se aproxima, mas eu vejo com muito alarmismo”. Ele também pediu para que a população não entre em pânico.
“A minha mensagem é para que não se apavorem. Nós vamos ter que passar por essa onda. Agora, se o pânico chegar no meio da população, tudo fica pior. Eu estou preocupado com a questão humanitária, de vidas, mas também com a questão econômica”, acrescentou.
Bolsonaro adiantou que amanhã fará duas coletivas no Palácio do Planalto: uma com ministros e outra com os chefes dos demais poderes. “A intenção é demonstrar que os poderes [estão unidos], acima de qualquer um de nós está o interesse nacional”, afirmou.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Bruno Pinheiro
TRE barra uso de ‘Zé do Bolsonaro’ e Medeiros reforça apoio do ex-presidente
A Justiça Eleitoral entendeu que a substituição pode gerar ambiguidade na identificação do candidato
- APS firma acordo para encerrar litígio sobre tarifa de acesso ao Porto de Santos Estadão Conteúdo · há 17 horas
- Até quando vai o calor? Veja quando as temperaturas devem cair em SP e no Brasil Estadão Conteúdo · há 20 horas
- Rio Grande do Sul tem alerta para temporais, granizo e ventos acima de 90 km/h Jovem Pan · há 24 horas
- Aeroporto de Confins volta à normalidade depois de suspender operações Agência Brasil · há 2 dias