JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Mala Pronta | 00h00 - 01h00
Notícias

Calor persiste no Sudeste, e Sul tem alerta para microexplosões e vendavais

Instabilidade é causada pela combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica com uma frente fria; Defesa Civil alerta para temporais, chuvas intensas e rajadas de vento que podem atingir todo o estado gaúcho 

Victor Trovão

Pedestres enfrentam forte calor na região central de São Paulo
SP bate novo recorde de temperatura nesta quarta-feira WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Rio Grande do Sul está em alerta para condições de tempo severo nesta sexta-feira (22). A Defesa Civil emitiu um aviso para temporais, com previsão de chuvas intensas, raios, vendaval, queda de granizo e rajadas de vento que podem atingir ou superar os 90 km/h. Há, inclusive, a possibilidade do raro fenômeno de microexplosão. O alerta abrange diversas regiões do estado, incluindo o Sul (Pelotas, Rio Grande, Chuí, Bagé), Litoral Norte (Torres, Capão da Canoa), Costa Doce (Camaquã, Cristal) e os Vales do Taquari, Caí e Rio Pardo.

A instabilidade é causada pela combinação de um sistema de baixa pressão atmosférica com uma frente fria. Um bloqueio atmosférico no interior do Brasil impede o avanço do sistema, concentrando as chuvas fortes sobre o estado gaúcho.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

Enquanto o Sul enfrenta o tempo severo, as regiões Sudeste e Centro-Oeste registram um “veranico”, com tempo firme e temperaturas elevadas. A capital paulista pode marcar 33°C, e Cuiabá deve atingir 39°C. No Nordeste, a faixa leste continua com chuvas recorrentes, enquanto o interior da região, assim como parte do Norte, também registra calor intenso.

*Com informações de Paula Nobre

[jp-related-posts ids=”2040466,2038442″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Assuntos