Redes de fast food britânicas são pressionadas para boicotar soja do Brasil
Uma das principais commodities do Brasil virou alvo de tensão na indústria alimentícia britânica. As redes de fast food do país estão sendo pressionadas para boicotar a soja importada dos produtores brasileiros para defender a Amazônia Legal.
O mercado da semente é gigantesco. Segundo dados da União Europeia, o Brasil vendeu o equivalente a cerca e R$ 1 bilhão para os britânicos só no ano passado. Um terço de toda a soja importada pelo Reino Unido vem do Brasil e ela é utilizada, prioritariamente, para alimentar animais.
Segundo o Greenpeace, as redes de fast food que consomem a soja brasileira devem boicotar o produto para proteger o cerrado, que vem sofrendo com as queimadas intensas nos últimos meses.
Uma reportagem da BBC explica que grandes marcas como o restaurante McDonald’s e o supermercados Tesco e Marks & Spencer são signatários de um manifesto de proteção do cerrado reconhecendo a necessidade de evitar mais desmatamento na região.
O problema é que o maior intermediário da soja brasileira, a Cargill, não aderiu ao movimento e continua comprando soja de áreas destruídas recentemente para plantio.
Empresas europeias em outros segmentos têm sido pressionadas a boicotar produtos brasileiros como reação às queimadas da Amazônia.
O movimento ocorre enquanto os protestos organizados pelo grupo Extinction Rebellion se espalham pelas principais cidades do mundo. Eles pedem ações mais duras dos governos e das grandes corporações para combater a emergência do clima.
Nesta quinta-feira (10) o jornal britânico The Guardian divulga a lista das 20 empresas mais poluidoras do mundo – juntas elas correspondem a um terço de todas as emissões de carbono do planeta. A estatal brasileira Petrobras aparece no levantamento.
Assuntos
continue lendo
Notícias
Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada
Presidente norte-americano disse que a ilha que pertence à Dinamarca terá um propósito de "segurança, defesa e ataque" para Washington
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 1 semana
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 1 semana
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 1 semana
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 2 semanas