Comércio prevê Dia dos Pais de ‘lembrancinhas’
O comércio de São Paulo tem baixas expectativas para as vendas do Dia dos Pais, comemorado neste ano em 11 de agosto. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a data será marcada pela compra de lembrancinhas.
Segundo o assessor econômico da entidade, Guilherme Dietze, o cenário é desafiador. “Esse é o cenário de crise que a gente vive, com alto grau de desemprego, as famílias estão endividadas, há um alto nível de inadimplência e isso limita a capacidade de consumo das famílias e os bancos também reduzem a oferta de crédito. A gente vê desde o Dia dos Namorados, Dia das Mães, um cenário ruim para o varejo”, afirmou ele.
Em julho, o índice de Perspectiva e Consumo detectou essa propensão menor das famílias de irem às compras. O indicador recuou 3,2%, na comparação com junho..
Guilherme Dietze, assessor econômico da FecomercioSP, explica que as expectativas positivas estão voltadas para as vendas da Black Friday, em novembro, e do Natal, em dezembro. “O que vai ver no segundo semestre é a injeção do FGTS, principalmente para a Black Friday e o Natal. Essas serão duas datas comemorativas importantes para ter um termômetro de como serão vendas para o próximo ano”, disse Dietze.
Além do FGTS, também deve interferir positivamente nas vendas dessas duas datas o adiantamento do décimo terceiro salário.
Assuntos
continue lendo
Beatriz Manfredini
Campanha de Tarcísio pede “empenho extra” de aliados e reforça Flávio e Senado
Cúpula política se reuniu no QG da campanha para análise de pesquisa; governador não participou
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas