Governo anuncia investimento de R$ 2,4 bilhões em compras de equipamentos de saúde
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou nesta segunda-feira (4) que o governo federal vai investir R$ 2,4 bilhões na compra de 10 mil equipamentos de saúde para atendimento básico e cirurgias. “Os equipamentos brasileiros poderão ser adquiridos mesmo que seus preços sejam entre 10% e 20% superiores aos similares importados”, disse a pasta, destacando que haverá uma margem de preferência a produtos feitos no Brasil com tecnologia nacional, e que a primeira concorrência está prevista para começar nesta semana.
As compras, voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), serão feitas pelo Ministério da Saúde via edital, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saúde. De acordo com o comunicado, a margem de preferência confere tratamento diferenciado a bens manufaturados e serviços desenvolvidos no Brasil, desde que observados os critérios de nacionalidade definidos Comissão Interministerial de Inovações e Aquisições do Novo PAC.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Na quinta-feira (31), foi publicada uma lista de equipamentos com 17 produtos para atendimento básico e 11 usados usas em cirurgias e procedimentos oftalmológicos. O Brasil produz em torno de 45% das necessidades nacionais em medicamentos, vacinas, equipamentos e dispositivos médicos, materiais e outros insumos e tecnologias em saúde. A meta é elevar a produção a 50% até 2026 e a 70% até 2033.
[jp-related-posts ids=”2031151,2031161″]
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Saúde
Por que nos importamos tanto com o olhar do outro, segundo psicóloga
Entre a necessidade de pertencer e o desejo de ser autêntico, compreender por que buscamos a aprovação alheia é o primeiro passo para não nos aprisionarmos a ela
- O erro silencioso nos hospitais: por que tantos pacientes saem mais fracos doque entraram? Brazil Health · há 2 dias
- Por que ansiedade e depressão continuam aumentando? Brazil Health · há 3 dias
- A perda de mobilidade começa antes da perda da autonomia Brazil Health · há 6 dias
- Cirurgia do joelho: quando a infiltração deixa de ser uma opção? Brazil Health · há 1 semana