STF retoma votação sobre criminalização da homofobia nesta semana
Na próxima quinta-feira (23), o Supremo Tribunal Federal deve retomar a votação sobre a criminalização da homofobia. A primeira sessão para decidir sobre o assunto, foi em 13 de fevereiro de 2019 e se estendeu sem resolução até o dia 21 do mesmo mês.
Na próxima reunião, os ministros decidirão se os casos de agressões, discriminação e preconceito por sexo serão inseridos como crime racial. Atualmente, a Lei de Racismo prevê condenação de um a cinco anos de prisão para quem comete esse tipo de delito.
O STF, também deve votar se o Poder Legislativo foi omisso em não deliberar uma lei específica para a proteção da comunidade LGBT. O relator do caso, ministro Celso Mello, disse que é “essencial que o Brasil dê um passo significativo contra a discriminação”.
Até o momento votaram os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luis Roberto Barroso e Celso de Mello, todos à favor da criminalização da homofobia. Ainda faltam contabilizar os votos de Dias Toffoli, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio.
*Informações da repórter Camila Yunes
Assuntos
continue lendo
Política
Dino dá 5 dias para Podemos e Solidariedade responderem sobre emendas
Ministro do STF determinou multa diária de R$ 100 mil para os partidos caso permaneçam omissos após novo prazo para prestar informações
- Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente Ana Carolina Oliveira · há 6 dias
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 2 semanas
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 2 semanas
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 3 semanas