Vitória da oposição em eleição para prefeitura de Istambul é anulada por comissão eleitoral
A Comissão Eleitoral da Turquia ordenou nesta segunda-feira (06) a realização de novas eleições municipais em Istambul, a principal cidade do país. A ação é uma resposta ao apelo do partido do presidente Recep Tayyip Erdogan, após a vitória do principal partido opositor, o CHP.
A motivação do pedido são supostas irregularidades no pleito para a prefeitura da cidade. A votação aconteceu no dia 31 de março e elegeu o candidato opositor Ekrem Imamoglu, com uma margem estreita de 15 mil votos.
A vitória causou surpresa já que pela primeira vez, após vinte e cinco anos, o partido de Erdogan perdeu o poder da metrópole.
A decisão de anular as eleições foi tomada em uma reunião do comitê eleitoral que discutiu o recurso apresentado pelo partido do presidente, o AKP, que contestou os resultados.
De acordo com um representante do partido, a segunda eleição deve ocorrer no dia 23 de junho.
O APK vai enfrentar agora as eleições nacionais, o primeiro teste eleitoral desde a crise monetária. A lira turca já perdeu cerca de 10% de seu valor desde a semana anterior à primeira votação.
Os investidores temem que as semanas de campanha adicional desviem fundos e atenções das reformas econômicas.
*Informações da repórter Larissa Coelho
Assuntos
continue lendo
Notícias
Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno
A abstenção corresponde a 21,08%, maior percentual de abstenção desde 1998
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 3 dias
- Otaviano Pivetta é reeleito governador do Mato Grosso Jovem Pan · há 3 dias
- Morre o influenciador Lito Sousa aos 59 anos Jovem Pan · há 6 dias
- Jão amplia turnê de Memórias Póstumas; confira agenda da semana Fabrizio Neitzke · há 6 dias