Livro que retrata a Copa de 1950 é um dos melhores relatos sobre o Mundial
Paulo Perdigão (1939-2006) tinha apenas onze anos em julho de 1950, mas a derrota da seleção brasileira para o Uruguai, em pleno Maracanã, no jogo decisivo da Copa, o marcou para sempre. Exerceu com brilhantismo o ofício de jornalista no Diário de Notícias, O Globo, Jornal do Brasil, na Manchete e na Veja. Especialista em cinema, também atuou como programador da Rede Globo de Televisão.
Em 1986, Perdigão lançou o clássico “Anatomia de uma Derrota”, obra que esmiúça, em definitivo, o primeiro mundial disputado no Brasil. Logo na capa, o autor menciona a frase de Ghiggia, autor do gol que deu o título ao Uruguai em cima da seleção brasileira: “Apenas três pessoas, com um único gesto, calaram o Maracanã com 200 mil pessoas: Frank Sinatra, o Papa João Paulo II e eu.”
Na contracapa, a editora L&PM, destaca sinopses da imprensa sobre o livro: “Um dos dez melhores livros do ano! A tragédia da derrota do Brasil na Copa de 50, em pleno Maracanã, é reconstituída em detalhes e explicada num estudo emocionante e bem fundamentado. Um livro admirável!” (Revista Veja). “Um extraordinário talento para investigar tragédias ilumina essa bela leitura de cabeceira. Uma reconstituição poucas vezes conseguida na crônica esportiva.” (Revista IstoÉ). “Nada falta neste livro sobre a perda do Campeonato Mundial pelo Brasil em 1950, incluindo a reprodução de toda a transmissão radiofônica da grande final Brasil x Uruguai. Uma monografia exaustiva, obsessiva, na ânsia de se completar.” (O Globo). “A seriedade da pesquisa resultou num livro escrito com sensibilidade e competência. Nele está não só o drama, mas o seu cenário social, político, psicológico. Um documento precioso!” (O Estado de São Paulo). “Uma narrativa apaixonante até para quem não se interessa por futebol.” (Folha de S.Paulo).
Abaixo, disponibilizo o PDF deste livro que, além de retratar a dor de um país, é fundamental para entender, mesmo com cinco Copas conquistadas pelo Brasil, depois de 1950, as razões pelas quais aquele luto esportivo jamais será superado.
Leia AQUI o livro “Anatomia de uma Derrota”
[jp-related-posts ids=”2018973,2018266″]
Assuntos
continue lendo
Futebol Internacional
CBF negocia com clubes e estuda poupar jogadores do Brasileirão na próxima Data Fifa
Entidade vai avaliar pedidos de equipes que disputam a reta final do campeonato antes de Ancelotti anunciar os convocados para os amistosos contra Japão e Singapura, em novembro
- Nos anos 70, Paulo Machado de Carvalho relembrou o início da Rádio Record em entrevista à emissora Thiago Uberreich · há 4 horas
- Jogo decisivo da Libertadores de 1968 entre Palmeiras e Estudiantes teve ampla cobertura do rádio Thiago Uberreich · há 3 dias
- Em entrevista para a Revista Realidade, em 1966, Paulo Machado de Carvalho relembrou detalhes dos títulos de 1958 e 1962 Thiago Uberreich · há 4 dias
- Em 1985, Pelé completava 45 anos e foi homenageado pela Jovem Pan Thiago Uberreich · há 5 dias