Espanha: Direita protesta pela renúncia de premiê socialista que ofereceu negociação a separatistas
A direita espanhola reuniu milhares de pessoas em manifestação contra o primeiro-ministro do país, o socialista Pedro Sanchez, neste domingo (10), em Madri. O grupo pede a renúncia do premiê, que ofereceu rodada de negociações com separatistas da Catalunha.
Os manifestantes consideram a proposta como uma traição, apesar de separatistas já terem rejeitado a ideia. Os protestos foram convocados pelos partidos Popular e Ciudadanos. Como a direita, os próprios socialistas se opõem à independência catalã.
Grupos de extrema-direita, incluindo o partido Vox, também estão presentes no protesto, realizado sob o slogan “Por uma Espanha unida. Eleições agora!”. A maior parte dos manifestantes se reuniu na Plaza de Cólon, na capital espanhola.
Os espanhóis exibem com cartazes a favor das forças de segurança do país e palavras de ordem pela renúncia de Sanchez. “O tempo do governo de Sanchez acabou”, disse o presidente do Partido Popular, Pablo Casado.
As tensões políticas ocorrem antes de julgamento altamente sensível no Supremo Tribunal da Espanha, que começa na terça-feira (12) contra 12 separatistas que enfrentam diversas acusações, incluindo rebelião, em tentativa fracassada de secessão em 2017.
O premiê Pedro Sanchez herdou a crise catalã do ex-primeiro-ministro Mariano Rajoy, depois que o então líder do Partido Popular não conseguiu parar o apoio para a secessão na Catalunha por cerca de metade dos eleitores da região.
Sanchez chegou ao poder em junho passado prometendo suavizar as tensões entre autoridades em Madrid e os líderes catalães em Barcelona. Ele disse que estaria disposto a ajudar os legisladores catalães a concordar com uma nova lei de autonomia.
Entretanto, o atual governo rompeu as negociações na sexta-feira (8), quando a vice-presidente Carmen Calvo disse que os separatistas não cederiam a demanda por um referendo de independência.
*Com informações do Estadão Conteúdo
continue lendo
Mundo
Brasileira de 25 anos é encontrada morta em porta-malas de carro na França
Larissa Brito vivia no país havia três anos e trabalhava como modelo
- Departamento de Justiça dos EUA defende censura de Trump a emissoras: ‘Privilégio’ AFP · há 2 horas
- Navio é atingido em Ormuz, pega fogo e fica à deriva Jovem Pan* · há 2 horas
- Ex-aliada de Maduro, Delcy Rodríguez publica foto com Trump após encontro nos EUA Jovem Pan · há 4 horas
- Israel chama críticos de ‘papagaios’ e acusa ONU de parcialidade contra o país Jovem Pan · há 5 horas