Políticos britânicos querem postergar Brexit, mas May é contra solução paliativa
A primeira-ministra britânica, Theresa May, sofreu uma dura derrota no Parlamento nesta terça-feira (08) que indica a situação caótica que o Reino Unido se encontra. Parlamentares do partido dela e da oposição se uniram para bloquear novos gastos com preparativos para um divórcio sem acordo da União Europeia.
A Câmara dos Comuns deixou claro que não irá aceitar a separação litigiosa do bloco, o que praticamente todos concordam que seria o pior cenário possível para os britânicos. O problema é que já está claro que os parlamentares não vão aprovar o acordo firmado por Theresa May com a União Europeia.
A própria primeira-ministra reconhece que irá perder a votação marcada para a semana que vem.
Diante do impasse no parlamento, tem ganhado força nos últimos dias uma opção bastante heterodoxa. Os políticos britânicos falam em estender o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que trata da desfiliação de membros do bloco.
Na prática, o plano é postergar a separação, marcada para 29 de março. Theresa May diz publicamente que é contra a extensão. Mas os rumores apontam que tanto o governo britânico, quando os burocratas europeus já se preparam para a solução paliativa, que precisaria ser aprovada por todos os outros 27 integrantes da União Europeia.
O custo político da decisão, no entanto, será alto. Parece inevitável que os britânicos voltem às urnas muito em breve. Seja para escolher um novo governo ou para repensar a decisão do referendo. Quem sabe até para fazer os dois num golpe duríssimo para a auto-estima da Grã Bretanha.
Assuntos
continue lendo
Notícias
Da autocobrança ao esgotamento: como a busca pelo alto desempenho afeta o corpo e a mente
Especialistas analisam os efeitos da pressão por produtividade, a transformação do lazer em obrigação e o hábito de adiar o sono para ter algumas horas de tempo livre
- A sua marca não é mais sua Gustavo Hansel · há 7 dias
- Tarcísio diz que áudios de Flávio a Vorcaro não impactam relação com senador Jovem Pan · há 1 semana
- PF divulga parecer sobre acidente Voepass e indicia 16 pessoas Fernando Keller* · há 2 semanas
- Netanyahu diz que Israel discorda do plano dos EUA para Gaza AFP · há 2 semanas