Presidentes do BB, Caixa e BNDES tomam posse nesta segunda (07)
Os presidentes dos principais bancos públicos federais tomam posse nesta segunda-feira (07) no Palácio do Planalto. A cerimônia vai ter a presença do presidente Jair Bolsonaro.
A partir desta segunda, Rubem Novaes assume a presidência do Banco do Brasil. Economista e doutor pela Universidade de Chicago, ele foi presidente do Sebrae e professor na Fundação Getúlio Vargas.
Já a Caixa Econômica Federal vai ser comandada por Pedro Guimarães, doutor em Economia pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Sócio do banco de investimento Brasil Plural, ele é especialista em privatizações.
A intenção da nova equipe econômica é reestruturar os bancos públicos. Ao assumir o ministério, Paulo Guedes criticou gestão dos órgãos em governos anteriores: “não foi para o microcrédito que os bancos públicos se perderam. Eles se perderam em grandes programas onde piratas privados, burocratas corruptos e criaturas do pântano político se associaram contra o povo brasileiro”.
Também toma posse o novo presidente do BNDES, Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda no segundo mandato de Dilma Rousseff. Ele ocupava o cargo de diretor do Banco Mundial, em Washington.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou claro o objetivo no BNDES: devolver o dinheiro repassado pela União e mudar a concessão de créditos.
Segundo o ministro, R$ 300 bilhões já foram devolvidos, mas ainda faltam R$ 200 bilhões.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Assuntos
continue lendo
Política
Perícia recusou ao menos 15 aparelhos de operação sobre ‘Dark Horse’ por falha no lacre
Equipamentos tinham selo intacto, mas perícia identificou vão que permitiria conexão USB
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas