Atual ministro da Educação diz ser contra fusão do MEC com Cultura, Esporte e Turismo
O ministro da Educação é contra a fusão da pasta com as áreas de Cultura, Turismo e Esporte e pede cuidado na gestão das universidades federais. Rossieli Soares deu as declarações no fim da manhã desta terça-feira (06) durante visita à Universidade Federal de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista.
O Governo de transição, por enquanto, não deixou claro o que pretende fazer com o MEC e nem as atribuições que continuarão a cargo do órgão. Além de realizar uma fusão de ministérios, a gestão Bolsonaro pode mudar a estrutura das unidades federais de ensino superior. As universidades ficariam no guarda-chuva do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O ministro da Educação, Rossieli Soares, considerou que a transferência de responsabilidades pode dar certo, mas que exige uma série de cuidados. Ele disse ainda que é possível agregar algumas pastas do Governo, mas que é contra o MEC assumir as responsabilidades de Cultura, Esporte e Turismo.
Rossieli Soares fez questão de destacar que se trata de uma opinião pessoal e que qualquer decisão está a cargo da equipe do presidente eleito. Rossieli Soares também foi questionado sobre uma declaração de Jair Bolsonaro dada na segunda-feira (05) a respeito de uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio.
O presidente eleito criticou uma pergunta de linguagem que tratava de um dialeto secreto utilizado por gays e travestis; Bolsonaro disse que o Enem tem que tratar de “conhecimentos úteis”. O ministro da educação preferiu não entrar em dividida, respondendo que cabe ao Inep a parte técnica e que qualquer revisão deverá ser feita na elaboração do próximo Enem.
Ainda nesta terça, Rossieli Soares foi apresentado como o secretário estadual de educação de São Paulo na gestão João Doria a partir de janeiro.
*Informações do repórter Tiago Muniz
Assuntos
continue lendo
Notícias
Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45%
Pesquisa mostrou também que 3% do eleitorado rejeitam ambos os candidatos ao Palácio do Planalto
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 semana
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 3 semanas
- Allyson Bezerra e Cadu Xavier vão para o 2º turno pelo governo do RN Júlia Lara · há 3 semanas