Deputados de PE definem texto que fecha duas delegacias de combate à corrupção; entidades protestam
Deputados estaduais de Pernambuco definem o texto final do projeto que encerra duas delegacias de combate à corrupção e à pirataria.
Na semana passada, a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a extinção da Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos, a Decasp, e a Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imaterial, a Deprim. Apenas seis deputados votaram contrários a medida.
A delegada Patrícia Domingos, titular da Decasp, contou que a delegacia é responsável por mais de 15 operações contra a corrupção no Estado. Ela explicou que a Decasp atua de forma preventiva contra a corrupção.
De acordo com Patricia Domingos, esse é o principal anseio da população brasileira atualmente.
A partir da nova lei, as funções da Decasp e da Deprim ficarão sob a responsabilidade do novo Departamento de Repressão ao Crime Organizado, o Draco. A medida, no entanto, ainda gera protestos.
Na última terça-feira, um grupo de policiais se manifestou em frente a Assembleia Legislativa por entender que a união das delegacias pode enfraquecer as ações de combate aos crimes de colarinho branco.
A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco também se posicionou contra.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social, o governo pretende extinguir a Delegacia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos até o fim de 2018.
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Assuntos
continue lendo
Política
Como Pernambuco votou para presidente no primeiro turno de 2026
Lula recebeu 63,45% dos votos válidos e manteve o estado entre suas principais bases no Nordeste
- Datafolha: Flávio Bolsonaro é rejeitado por 46%; Lula, por 45% Jovem Pan · há 17 horas
- ‘Bondades’ anunciadas por Lula em 2026 somam até R$ 178,1 bilhões ao ano Jovem Pan · há 1 semana
- Trump diz que Groenlândia tem maior reserva de petróleo do mundo e que ela será explorada Estadão Conteúdo · há 1 semana
- Eleições 2026: mais de 33,4 milhões de brasileiros deixaram de votar no 1º turno Jovem Pan · há 3 semanas