Netanyahu sugere que matar o líder supremo do Irã acabaria com o conflito
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, levantou a possibilidade de que a eliminação do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, poderia pôr fim ao conflito entre os dois países. Essa declaração foi feita após informações de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria rejeitado um plano israelense para assassinar Khamenei. Em uma entrevista à ABC News, Netanyahu argumentou que tal ação não resultaria em uma escalada do conflito, mas sim em sua resolução, afirmando que o Irã está em busca de uma “guerra eterna”. Fontes ligadas ao governo americano relataram que Trump não aprovou a proposta de Israel, mas não esclareceram se ele tomou a decisão final sobre o assunto.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
Por outro lado, autoridades iranianas têm enfatizado o papel dos Estados Unidos nos ataques realizados por Israel. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, declarou que Washington poderia facilmente interromper esses ataques com um simples telefonema, sugerindo uma responsabilidade direta dos EUA na situação. Enquanto isso, Trump manifestou interesse em atuar como mediador no conflito entre Israel e Irã. Em contrapartida, a União Europeia se opôs à ideia de que Moscou pudesse desempenhar um papel de mediador, considerando que a credibilidade da Rússia nesse contexto é “zero”.
[jp-related-posts ids=”1995370,1995176″]
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Mundo
Kim Jong-un visita China em meio a aproximação com Pequim e Moscou contra os EUA
Líder norte-coreano chegou à cidade fronteiriça chinesa Dandong após inauguração de nova ponte entre os dois países
- Economia e agro: eleições no Brasil ganham destaque na imprensa internacional; veja Estadão Conteúdo · há 41 minutos
- Rússia e Ucrânia sinalizam retomada de negociações de paz, mas impasse territorial persiste Estadão Conteúdo · há 50 minutos
- Ataque a tiros durante funeral em igreja na Jordânia deixa oito mortos AFP · há 2 horas
- Chefe de inteligência dos EUA diz que Irã ampliou planos de ataque a americanos AFP · há 2 horas