‘Construiremos o Estado judaico israelense na Cisjordânia’, diz ministro da Defesa de Israel
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, prometeu nesta sexta-feira (30) construir um “Estado judaico israelense” na Cisjordânia ocupada, um dia depois de o governo anunciar a criação de 22 novos assentamentos neste território palestino. Os assentamentos israelenses na Cisjordânia são considerados ilegais pelo direito internacional e são regularmente denunciados pela ONU. “Esta é uma resposta decisiva às organizações terroristas que buscam prejudicar e enfraquecer o nosso controle sobre esta terra — e também é uma mensagem clara para (o presidente francês Emmanuel) Macron e seus amigos: vocês reconhecerão um Estado palestino no papel, mas nós construiremos o Estado judaico de Israel aqui, na prática”, disse Katz, segundo um comunicado de seu gabinete.
“O papel será jogado na lata de lixo da história, e o Estado de Israel florescerá e prosperará”, acrescentou, durante uma visita ao assentamento de Sa-Nur, no norte da Cisjordânia ocupada.Sa-Nur foi evacuada em 2005, quando o Exército israelense se retirou da Faixa de Gaza sob o governo do então primeiro-ministro Ariel Sharon. Macron declarou nesta sexta-feira que o reconhecimento de um Estado palestino “não é simplesmente um dever moral, mas uma exigência política”, antes de uma conferência da ONU sobre o assunto em 18 de junho. Macron afirmou em abril que a França poderia reconhecer o Estado palestino em junho. Países como Brasil, Espanha, Irlanda, Noruega, Eslovênia, Argentina, Chile, Colômbia e México já o fizeram.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O secretário-geral da ONU, António Guterres, denunciou na quinta-feira o anúncio de novos assentamentos na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967. Israel deve cessar “todas as atividades de colonização” neste território palestino, que representam “um obstáculo à paz e ao desenvolvimento econômico e social” na região, declarou.
*Com informações da AFP
[jp-related-posts ids=”1979438,1979327″]
continue lendo
Mundo
Presidente do Irã afirma que ameaças dos EUA prejudicam solução diplomática
Masoud Pezeshkian reafirmou disposição iraniana ao diálogo
- Mulher é baleada pela polícia após esfaquear duas pessoas em Nova York AFP · há 11 horas
- André Esteves, do BTG Pactual, participa de reunião com Trump em Washington Matheus Alleoni · há 20 horas
- Economia do Irã não precisa colapsar, mas regime deve cair, diz secretário dos EUA Estadão Conteúdo · há 22 horas
- Número de mortos pela avalanche no Nepal e no Tibete chega a 919 AFP · há 23 horas