JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
Jornal da Manhã – 2ª Edição | 07h00 - 10h00
Notícias

STF ainda pode tornar Bolsonaro elegível em 2026

Condenação, proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, foi baseada em acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação

Luisa Cardoso

Jair Bolsonaro
BOLSONARO FALA SOBRE LICENÇA DO EDUARDO TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não tomou uma decisão sobre o recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que busca reverter sua inelegibilidade para as eleições de 2026. A condenação, proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho de 2023, foi baseada em acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O caso tem suas raízes em uma reunião no Palácio da Alvorada, onde Bolsonaro questionou a integridade das urnas eletrônicas diante de embaixadores, gerando grande repercussão. O recurso foi encaminhado ao STF em dezembro de 2023 e inicialmente atribuído ao ministro Cristiano Zanin.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

No entanto, Zanin se declarou impedido de julgar o caso, pois havia atuado como advogado do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2022. Em maio do ano passado, o processo foi redistribuído para o ministro Luiz Fux, que desde então não tomou nenhuma ação em relação ao caso. A Procuradoria Geral da República já se manifestou contra o pedido de Bolsonaro, argumentando que o STF não deve reavaliar as provas que sustentaram a decisão do TSE. Um recurso anterior contra a inelegibilidade de Bolsonaro já havia sido negado pelo próprio TSE.

[jp-related-posts ids=”1891471,1891473″]