PF prende grupo vinculado à máfia italiana e ao PCC que mandava cocaína para a Europa
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17) a Operação Eredità, para combater uma ‘estrutura criminosa transnacional’ baseada na ligação do PCC com mafiosos italianos para o envio de pelo menos 4,6 toneladas de cocaína da América do Sul para a Europa.
Agentes federais cumprem sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, além de medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores em contas bancárias e de aplicações financeiras das pessoas físicas e jurídicas investigadas.
A Operação Eredità conta com o apoio da Equipe Conjunta de Investigação (ECI) firmada entre Brasil e Itália entre 2020 e 2025, integrada pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal brasileiro e, do lado italiano, o Departamento Anticrime de Turim do Raggruppamento Operativo Speciale Carabinieri (ROS Carabinieri), além do Ministério Público de Turim.
Um dos alvos da operação é o advogado Patrick Raasch Cardoso. Segundo o juiz Alessandro Rafael Bertollo de Alexandre, da 14.ª Vara Federal de Curitiba, valendo-se de sua condição de advogado, Patrick Cardoso “levava instruções do cárcere aos operadores externos e a lideranças de facções criminosas como o PCC”. O Estadão busca contato com a defesa.
‘Crimes de elevada gravidade’
Segundo a PF, a operação tem origem no aprofundamento de fatos apurados nas operações Retis e Spiderweb, que revelaram a associação entre integrantes responsáveis por fornecimento de logística para exportação de cocaína. A ação também é um desdobramento das operações Samba e Mafiusi, deflagradas no Brasil e na Itália em 10 de dezembro de 2024.
Os investigadores identificaram o vínculo da estrutura criminosa em pelo menos onze apreensões realizadas entre 2019 e 2020, totalizando mais de 4,6 toneladas de cocaína, que tinham como destino diferentes países europeus. A PF descobriu uma estrutura financeira destinada a movimentar, ocultar e dissimular o dinheiro do tráfico internacional.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, sem prejuízo de outros delitos identificados no decorrer das investigações.
Assuntos
continue lendo
Brasil
Polícia pede prisão de motorista que deu voadora em idoso de 79 anos na Grande SP
Denis Young Kim, de 43 anos, já foi condenado a 14 anos de prisão por matar um catador de recicláveis com uma balestra, em 2016; ele estava em liberdade quando agrediu a vítima
- Mega da Virada 2026 abre apostas com prêmio estimado em mais de R$ 1 bilhão Jovem Pan · há 1 hora
- Temporais com ventos de 109 km/h deixam rastros de destruição no Paraná Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Turista argentino e instrutor morrem após acidente de asa-delta no Rio Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Guarda civil morre após passar mal durante treinamento em SP Estadão Conteúdo · há 16 horas