Lula diz que foi avisado sobre operação da PF que mirou irmão em 2007
O ex-presidente Lula revelou que, em 2007, foi informado com antecedência sobre uma ação que a Polícia Federal (PF) faria na residência de seu irmão, Genival Inácio da Silva, conhecido como Vavá. A fala ocorreu durante uma entrevista a uma rádio do interior de São Paulo, Lula falava sobre a liberdade da PF para atuar durante as gestões petistas, o que acabou culminando na revelação de escândalos como o Mensalão e a Lava Jato. “No nosso governo a PF foi na casa do meu irmão, fiquei sabendo 12 horas antes, porque eu estava na Índia e tinha um fuso horário e eu falei: ‘Se a PF quer ir lá, que vá! Que investigue e depois peça desculpas'”.
As buscas citadas por Lula fazem parte de uma operação da PF denominada Cheque Mate, que visava a investigação de exploração por meio de máquinas caça-níqueis e também jogos de azar. A suspeita era de que Vavá pedia propina a empresários que participavam desse esquema. Na ocasião, a PF apreendeu documentos e telefones foram grampeados durante as investigações. Por falta de provas, o irmão de Lula acabou não sendo denunciado. Vavá faleceu em 2019, vítima de um câncer no pulmão, aos 79 anos.
[jp-related-posts ids=”1281396,1281182″]
*Com informações do repórter Victor Hugo Salina
Assuntos
continue lendo
Política
Record cancela debate presidencial após Lula e Flávio recusarem convite
Emissora afirmou que os dois presidenciáveis com mais de 35% das intenções de voto informaram que não compareceriam ao encontro, previsto para domingo (27)
- Ex-prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini é candidato ao governo do ES Júlia Lara · há 3 dias
- Estreante, conheça a médica Natasha Slhessarenko que disputa governo de MT e realizou o sonho da mãe Sarah Américo · há 5 dias
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 3 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 3 semanas