Alcolumbre diz que abertura de CPI da Lava Toga no Senado será decidida em plenário
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), disse, nesta terça-feira (16) que submeterá ao plenário da Casa a decisão de instaurar ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Cortes Superiores, conhecida como “Lava Toga“. Não foi definida, no entanto, uma data para o assunto ir a votação na Casa.
Na semana passada, o pedido de abertura de CPI foi rejeitado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo Alcolumbre, a ausência de recursos contra a decisão da CCJ seria o suficiente para arquivar o pedido, mas o presidente citou “compromisso político” para justificar sua decisão.
“A matéria deveria ir ao arquivamento, nos termos do regimento interno. No entanto, a presidência assumiu o compromisso político de submeter a matéria ao plenário”, disse Alcolumbre no final da sessão deliberativa. “A despeito do que prevê o regimento interno, esta presidência considerará como se houvesse sido apresentado recurso contra a decisão da CCJ, de forma que a matéria será oportunamente pautada para deliberação do plenário”.
A comissão “Lava Toga”, pretende averiguar desvios administrativos cometidos por ministros dos tribunais superiores de Brasília. O requerimento apresenta 13 fatos que podem comprometer a ação, como expedição de liminares em tempo recorde, exercício de atividades comerciais e atuação em casos em que deveriam se declarar impedidos.
* Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Política
Gilmar pede a Fachin acesso ao celular de Vorcaro antes de julgamento de Moraes
Ministro quer que todos os integrantes do STF tenham acesso aos dados do aparelho do banqueiro antes da análise sobre possível investigação de Moraes no caso Master
- Após fortes chuvas, Rio Tietê sobe e fica perto de transbordar em SP; veja vídeo Estadão Conteúdo · há 1 minuto
- Empregados da Caixa rejeitam acordo e mantêm greve por tempo indeterminado Jovem Pan · há 15 minutos
- Fortes chuvas deixam 23 desabrigados e causam mais de 25 ocorrências em SP Estadão Conteúdo · há 1 hora
- Desabamento de prédio em construção mata duas mulheres na zona leste de SP Nícolas Robert* · há 2 horas