JOVEM PAN

Jovem Pan
TV Ao Vivo
JP Saúde | 04h00 - 05h00
Brasil

Alerj concede medalha póstuma a Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres em ‘Ainda Estou Aqui’

Medalha Tiradentes é conferida a indivíduos ou instituições que se sobressaem pelos serviços significativos prestados à sociedade; a advogada se destacou pela luta pelos direitos humanos e dos povos indígenas

ia samy

Eunice Paiva
Eunice Paiva Instituto Vladimir Herzog/Reprodução

Nesta quinta-feira (13), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou a concessão da Medalha Tiradentes post mortem (após a morte) à advogada Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres no filme “Ainda Estou Aqui”. Essa medalha é a mais alta honraria oferecida pelo Parlamento do Estado. Eunice é reconhecida como um ícone na luta pela democracia no Brasil, tendo desempenhado um papel crucial na busca por informações sobre o destino de seu marido, que desapareceu durante a ditadura. Além disso, ela se destacou como uma defensora dos direitos humanos e dos povos indígenas. Ela viveu 1929 a 2018.

A Medalha Tiradentes é conferida a indivíduos ou instituições que se sobressaem pelos serviços significativos prestados à sociedade e ao estado do Rio de Janeiro. A proposta de homenagem foi apresentada pela deputada estadual Dani Monteiro, do PSOL, que enfatizou a necessidade de preservar a memória histórica em relação aos crimes cometidos durante a ditadura.

[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]

“Não podemos aceitar que tentem reescrever a história para apagar os crimes da ditadura. Defender a ditadura é um método de sordidez dos canalhas que tentam justificar torturas, assassinatos e censura para encobrir regimes autoritários. Não existe relativização possível. Ditadura nunca mais!”, afirmou em nota à imprensa. O projeto será promulgado pelo presidente da Casa, Rodrigo Bacellar (União), e publicado nos próximos dias no Diário Oficial.

[jp-related-posts ids=”1873912,1873114″]

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicada por Nátaly Tenório