Ao menos 6,8 milhões de brasileiros já vivem em cidades com lockdown
Pelo menos 6,8 milhões de brasileiros já estão vivendo em cidades sob regime de lockdown, termo usado para designar o modelo mais rígido de isolamento com fechamento completo de municípios. A medida está em vigor em três capitais, São Luís, Belém e Fortaleza, e é considerada como o último recurso contra o avanço da Covid-19.
A primeira iniciativa ocorreu no Maranhão – após decisão da Justiça, que foi acatada pelo governador Flávio Dino (PCdoB). Sob argumento de ocupação total de leitos, São Luís e as cidades vizinhas São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar foram fechadas.
Ao todo, outros 13 Estados estão estudando adotar a medida, como o Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Com os sistemas de saúde já sobrecarregados, Pernambuco e Amazonas chegaram a pedir o fechamento, mas a medida foi negada pela Justiça.
Com a adoção do lockdown, moradores só podem sair de casa para realizar atividades autorizadas, como comprar alimento, remédio ou ir ao médico, sob pena de multa ou até de responder a ações penais. Em Fortaleza, o “confinamento obrigatório”, imposto por decretos publicados pelo prefeito e pelo governador, passa a valer nesta sexta-feira (8). No Pará, o bloqueio total começou a valer na quinta-feira (7).
No Rio, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) anunciou “lockdown parcial” a partir da zona oeste, região onde há mais aglomerações. A medida foi tomada após o Ministério Público encaminhar relatório da Fiocruz defendendo a adoção urgente de medidas rígidas de isolamento.
O governador Wilson Witzel (PSC) vem sendo pressionado a adotar o bloqueio total. Ele acredita, porém, que cabe a cada município impor medidas restritivas.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Após fim de greve, Caixa retomará funcionamento de agências na quarta-feira
TST determinou suspensão imediata da paralisação e decidiu que não haverá desconto no salário dos trabalhadores
- Bebê de 1 ano e meio foge de creche e caminha sozinho até trabalho da mãe em SC Estadão Conteúdo · há 6 horas
- São Paulo pode ter calor de 35°C e pancadas de chuva nesta terça-feira; veja a previsão Estadão Conteúdo · há 9 horas
- Bets têm 1,6 mil sites ilegais identificados no dia seguinte à MP Estadão Conteúdo · há 11 horas
- Homem é preso após confessar ter matado namorado em apartamento em São Paulo Estadão Conteúdo · há 22 horas