Fazendeiro responsável por morte de Dorothy Stang tem prisão determinada pelo STF
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, condenado em 2010 pelo assassinato da missionária americana Dorothy Stang, teve a prisão determinada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Os ministros revogaram a liminar concedida no ano passado pela própria corte, garantindo a liberdade de Galvão até o julgamento do mérito da ação.
Stang foi morta em fevereiro de 2005 em Anapu, no interior do Pará. A missionária foi vítima de uma emboscada numa estrada de terra da região. Cinco anos após o crime, Galvão foi condenado a 30 anos de reclusão, como mandante.
Em novembro de 2011, o fazendeiro chegou a ser preso em Altamira, no Pará. Porém, recursos a instâncias superiores da Justiça permitiram não só a redução da pena de Galvão, mas também o mantiveram livre na maior parte do tempo desde a condenação.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena de Galvão para 25 anos e determinou a prisão do fazendeiro em 2017, mas, em março do ano passado, o ministro Marco Aurélio o liberou. Na reunião ocorrida nesta quarta(19), o ministro foi voto vencido na Primeira Turma.
Além de Galvão, as investigações apontaram Amair Feijoli da Cunha e Vitalmiro Bastos de Moura como mandantes do assassinato. As investigações do crime apontaram Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Carlos Batista como responsáveis pela morte da missionária.
Com Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Política
Zanin nega recurso contra anulação de votos de Garotinho ao governo do RJ
O TSE decidiu nesta quinta-feira (8) pela retotalização da votação ao Executivo fluminense e abre caminho para eleição de Douglas Ruas no 1º turno
- Falhas nas linhas 1-Azul e 5-Lilás do Metrô de SP provocam atrasos nesta sexta-feira Jovem Pan · há 3 horas
- Vorcaro encomendou ataque hacker durante prisão domiciliar para tentar apagar dados do celular Estadão Conteúdo · há 13 horas
- Influenciador investigado por fraude é preso acusado de ameaçar empresários e citar PCC Estadão Conteúdo · há 15 horas
- Justiça autoriza Stake a operar até 25 de outubro, apesar da proibição das bets Jovem Pan · há 18 horas