Incêndio atinge comunidade em Paraisópolis e destrói cerca de 150 barracos
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma comunidade na região de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, na madrugada desta quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 150 barracos foram atingidos pelas chamas.
O fogo teve início por volta das 4h30 da manhã e se espalhou rapidamente entre as moradias, muitas delas construídas com madeira e materiais de fácil combustão. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas imediatamente e mobilizaram cerca de 30 homens e 10 viaturas para o combate ao incêndio.
Após horas de trabalho, as chamas foram controladas. Os bombeiros seguem atuando no rescaldo da área afetada e realizaram a retirada de botijões de gás e outros materiais inflamáveis para evitar novos focos e reduzir os riscos de explosões.
As causas do incêndio ainda não são conhecidas e serão investigadas pela perícia da Polícia Técnico-Científica. Durante a operação de combate às chamas, um bombeiro chegou a cair de uma laje, mas sofreu apenas ferimentos leves, sem gravidade, segundo informou a capitã do Corpo de Bombeiros, Karoline Magalhães.
As equipes permanecem no local realizando o resfriamento das áreas não atingidas para evitar que o fogo volte a se propagar. Paralelamente, a Prefeitura de São Paulo, em conjunto com lideranças comunitárias, iniciou o cadastramento dos moradores afetados para prestar assistência às famílias atingidas.
Além dos barracos completamente destruídos pelo incêndio, diversas moradias que não foram alcançadas diretamente pelas chamas sofreram danos estruturais. O trabalho agora é identificar quantas famílias precisarão de apoio emergencial, incluindo acolhimento temporário e assistência social.
Animais também foram resgatados às pressas por moradores e equipes que atuavam no local. Muitos residentes deixaram suas casas apenas com a roupa do corpo, levando consigo apenas documentos e poucos pertences.
A reportagem conversou com Maria Aparecida Ribeiro Silva, moradora da comunidade há 14 anos. Ela relatou momentos de desespero ao perceber a rápida propagação do fogo. Segundo Maria, foi possível salvar apenas alguns documentos e objetos pessoais antes de deixar a residência. Agora, ela aguarda informações sobre o acolhimento das famílias afetadas e não sabe como será o processo de abrigo e assistência nos próximos dias.
As autoridades seguem monitorando a situação e prestando atendimento às vítimas do incêndio.
Veja imagens do incêndio:
continue lendo
Brasil
‘Não ter mortos é grata surpresa’, diz capitã dos Bombeiros sobre desabamento no Brás
Prédio de quatro andares desabou nesta sexta-feira (06) com 35 pessoas dentro
- Operação contra remédios falsos para câncer mira seis cidades de SP David de Tarso · há 2 dias
- Agressor do idoso em Osasco é preso pela polícia David de Tarso · há 2 dias
- Polícia investiga ex-companheiro por mortes de mulher e criança de 6 anos em Cotia David de Tarso · há 3 dias
- MP recorre de condenação de motorista do Porsche pedindo aumento de pena David de Tarso · há 4 dias