Lula seguirá sem autorização para gravar vídeos na prisão
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou de novo, mas não conseguiu autorização para gravar vídeos de dentro da prisão. Ele queria fazer mídias para a propaganda do Partido dos Trabalhadores (PT), mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alega que não pode decidir sobre isso.
O ministro Sérgio Banhos, do TSE, argumenta que não é competência da Justiça Eleitoral decidir sobre a produção do material por Lula: “o que pretendem os requerentes escapa à competência da Justiça Eleitoral, que estaria se imiscuindo em assunto de competência do Juízo da Execução, responsável pela administração de todas as questões pertinentes ao cumprimento pena”.
Esta foi a segunda vez que Lula tentou conseguir esta autorização. Em julho, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena de Lula, já havia negado a autorização para gravações de dentro da prisão.
Segundo o advogado Eugênio Aragão, que defende o ex-presidente no âmbito eleitoral, o pedido não era para que o TSE autorizasse, mas que declarasse que Lula tem o direito de gravar vídeos e áudios de sua cela, em Curitiba. Com essa autorização, a defesa iria fazer um novo requerimento à juíza de execução penal.
Para Banhos, porém, apesar de reconhecer o direito à liberdade de expressão, a questão não deve ser analisada pela Justiça Eleitoral.
Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
PM relata depredação, tumulto e pichações em dispersão de ato pró-Lula na Paulista
Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que as ocorrências surgiram "durante a dispersão dos manifestantes"
- PMs dispararam 45 vezes contra jovem que morreu com 27 tiros em SP Jovem Pan · há 14 horas
- Jovem morre após ser atingido por 27 tiros em abordagem policial em zona nobre de SP Estadão Conteúdo · há 14 horas
- Santuário de Aparecida terá missas, consagração e procissão no feriado Agência Brasil · há 21 horas
- Queimadas no Amazonas crescem 271%; SP envia 30 agentes para reforço Jovem Pan · há 22 horas