Médico alvo do STF questiona Fachin sobre investigações contra fake news
Um médico investigado por supostamente compartilhar fake news direcionadas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) enviou uma Reclamação à Corte questionando o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. A defesa de Sérgio Barbosa de Barros alega omissão do juiz sobre o acesso aos documentos da investigação.
O teor da Reclamação foi publicado pelo site jurídico “Migalhas”. O relator da queixa, que está em segredo de Justiça, é o ministro Edson Fachin. O médico foi alvo de uma ação da Polícia Federal em 16 de abril, quando agentes fizeram buscas em seus endereços e de outros seis investigados.
Os advogados relataram a Fachin que Sérgio fez “postagens de cunho crítico e político firmadas em seu perfil na rede social denominada Linkedin” e que o perfil foi “bloqueado sem justificativa”. A defesa ainda alegou que pediu a Alexandre de Moraes acesso ao inquérito por duas vezes, sem resposta.
“Debalde o nome e a imagem do Reclamante tenham sido amplamente divulgados pela mídia impressa, radiofônica, digital e televisiva como averiguado em operação de grande monta, mantém-se ele, até o momento, em um estado de cegueira forçada (e aparentemente deliberada) sobre as razões que o levaram a ser arrolado como pária em inquérito policial de cunho eminentemente sombrio e, principalmente, inconstitucional, vez que promovido com fundamento em crime de opinião”, afirmaram os advogados.
A defesa ainda pediu a Fachin que, liminarmente, mande Alexandre de Moraes autorizar “acesso amplo” ao inquérito das fake news e que, no mérito, seja proibida “tomada futura de qualquer nova conduta impeditiva do propalado acesso”.
Com Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Política
Gilmar Mendes arquiva pedido de investigação contra vice de Flávio por estupro
A decisão do ministro acata pedido da PGR que indicou contradições nos depoimentos
- Dono de loja no Brás pede desculpa após tumulto por promoção de TV a R$ 20 Jovem Pan · há 2 horas
- Aena assume gestão do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro Estadão Conteúdo · há 4 horas
- Morte de Rick: polícia pede análise de celulares e câmera para esclarecer acidente Estadão Conteúdo · há 10 horas
- Tio de Boulos morre dias após ser atropelado no centro de SP Nícolas Robert · há 10 horas