MP abre 22 investigações na Alerj com base nos dados do Coaf
O Ministério Público do Rio de Janeiro abriu 22 investigações na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com base nos dados fornecidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O MP investiga a movimentação financeira de assessores de deputados estaduais, com valores muito superiores ao salário que recebiam.
O órgão, no entanto, frisou que as movimentações financeiras atípicas indicadas pelo Coaf não necessariamente importam em ilicitude. “Por esta razão, as investigações estão sendo conduzidas com a devida cautela e profundidade pelo Grupo de Atribuição Originária Criminal, que atua na esfera de atribuição originária criminal do Procurador-Geral de Justiça.”
Segundo o MP, os procedimentos foram divididos em núcleos de atuação de acordo com os dados constantes no próprio Relatório de Inteligência Financeira (RIF) e as diligências são sigilosas.
“Na apuração criminal, os deputados estaduais reeleitos permanecerão sob a atribuição do procurador-geral de Justiça. Os demais citados no RIF, inclusive os eleitos na esfera federal, após a cessação do atual mandato, passarão a ser investigados por promotores de Justiça junto ao primeiro grau de jurisdição de acordo com a nova orientação da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).”
O relatório do Coaf rastreou as contas de 75 funcionários e ex-funcionários da Alerj. Ao todo, foram apurados R$ 207 milhões em trasações atípicas entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.
*Com informações da Agência Brasil
Assuntos
continue lendo
Brasil
Justiça aceita denúncia contra 5 acusados de matar ciclista no Rio
Claudio Rafael Landeiro Moreira foi morto em Copacabana
- Fim de MP amplia margem do consignado e reacende debate sobre superendividamento Misael Mainetti · há 6 horas
- Oito estados e DF registram recorde de chuvas para o mês de setembro Estadão Conteúdo · há 6 horas
- Polícia Civil de SP dará posse ao maior número de investigadores da história David de Tarso · há 10 horas
- Anvisa proíbe caneta emagrecedora vinda do Paraguai Agência Brasil · há 14 horas