Reunião com governadores tem troca de farpas, e Bolsonaro diz que Doria deve ‘sair do palanque’
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ao presidente da República, Jair Bolsonaro, que ele deveria “dar exemplo ao País, e não dividir a nação em tempos de pandemia“. A declaração aconteceu durante reunião virtual do presidente com os quatro governadores do Sudeste, na manhã desta quarta-feira (25). Bolsonaro se exaltou com a declaração do governador de São Paulo e chegou a chamá-lo de “leviano” e “demagogo”.
A fala de Doria durou cerca de cinco minutos. “Bolsonaro, inicio na condição de cidadão, de brasileiro, lamentando seu pronunciamento de ontem à noite à nação“, disse o governador. “Nós estamos aqui, os quatro governadores do Sudeste, em respeito ao Brasil e aos brasileiros, e em respeito também ao diálogo e ao entendimento. O senhor, como presidente da República, tinha que dar o exemplo. Tem que ser um mandatário para comandar, para dirigir e para liderar o País e não para dividir”, acrescentou.
Após ouvir as críticas, Bolsonaro contra-atacou. Disse que Doria se apoderou do nome dele nas eleições de 2018 e depois “virou as costas”. Além disso, afirmou que a possibilidade de ser presidente da República em 2022 “subiu à cabeça” do governador de São Paulo e pediu para que o tucano “saísse do palanque”.
“Guarde as suas declarações para as eleições de 2022, onde Vossa Excelência poderá desfilar todo o seu ódio e demagogia”, disse Bolsonaro a Doria. “Nós, aqui, temos responsabilidade. Subiu à sua cabeça a possibilidade de ser presidente da República. (Você) não tem responsabilidade, não tem altura para criticar o governo federal. Se você não atrapalhar, o Brasil vai decolar e conseguir sair da crise. Saia do palanque”, acrescentou.
Veja o vídeo abaixo:
Em reunião virtual nesta manhã de quarta-feira (25), o presidente Bolsonaro se exaltou com a declaração do governador de São Paulo e diz que Doria não tem responsabilidade ao criticar o governo federal. Assista. pic.twitter.com/LGBkKd3PUc
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) March 25, 2020
Após a reunião, João Doria usou as redes sociais para lamentar a postura de Jair Bolsonaro. O governador de São Paulo disse que recebeu um “ataque descontrolado” do presidente, lembrou o número de mortos por Covid-19 no Brasil até o momento e ironizou uma recente declaração do mandatário: “essa não é apenas uma gripezinha”.
Veja abaixo:
Decepcionante a postura do Presidente @jairbolsonaro na reunião que tivemos há pouco com Governadores do Sudeste para tratar sobre o combate ao coronavírus. Levamos as solicitações do Governo de SP e nosso posicionamento sobre a forma como a crise deve ser enfrentada.
— João Doria (@jdoriajr) March 25, 2020
Presidente, no nosso Estado temos 40 mortos por COVID-19 dos 46 em todo o Brasil. São pessoas que tinham RG, CPF, e familiares que continuarão sentindo sua falta. Não são mortos de mentirinha, presidente. E essa não é apenas uma “gripezinha”.
— João Doria (@jdoriajr) March 25, 2020
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Brasil
Metrô de São Paulo estende operação 24 horas nos fins de semana até janeiro de 2027
Em caráter experimental, linhas de metrô 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata continuarão funcionando sem interrupção entre sábado e domingo
- APS firma acordo para encerrar litígio sobre tarifa de acesso ao Porto de Santos Estadão Conteúdo · há 3 horas
- Até quando vai o calor? Veja quando as temperaturas devem cair em SP e no Brasil Estadão Conteúdo · há 7 horas
- Rio Grande do Sul tem alerta para temporais, granizo e ventos acima de 90 km/h Jovem Pan · há 10 horas
- Aeroporto de Confins volta à normalidade depois de suspender operações Agência Brasil · há 24 horas