Constantino: ‘Em todos os aspectos, o brasileiro deveria estar torcendo para Trump ganhar’
A eleição para a escolha do novo presidente dos Estados Unidos acontece nesta terça-feira, 03. Enquanto cerca de 100 milhões de eleitores norte-americanos já votaram antecipadamente, acirra ainda mais a disputa entre Donald Trump e Joe Biden, candidatos ao cargo na Casa Branca, e dúvidas sobre o impacto do resultado para as relações com o Brasil começam a surgir. Para o comentarista Rodrigo Constantino, avaliando diversos aspectos, os brasileiros deveriam torcer para a reeleição republicana, já que uma possível vitória de Biden seria ruim para o Brasil e para a relação comercial com os Estados Unidos.
[jp-related-posts ids=”999952,999971,999947″]
“[A vitória de Biden] seria ruim para o Brasil por alguns motivos. O primeiro, que é óbvio, é que o relacionamento pessoal de simpatia mútua que Bolsonaro e Trump possuem ajuda de alguma forma a abrir portar e aproximar os dois países. Em segundo lugar, o próprio Joe Biden já ameaçou o Brasil em um debate e na página oficial dele tem uma caixa de perguntas sobrea Amazônia. Ele trata a Amazônia como patrimônio ou como algo que pertence ao mundo. Ou seja, Joe Biden faz ameaças diretas ao Brasil em relação a nossa soberania, ele está disposto a impor sanções se não cuidarmos da Amazônia como ele acha que deveríamos. Por fim, a agenda democrata é mais protecionista, mais dirigista em relação à economia e isso pode diminuir a taxa de crescimento nos Estados Unidos e dificultar países que possuem relações comerciais com os Estados Unidos. Em todos os aspectos, o brasileiro deveria estar torcendo para o Trump, mas sabemos que isso não acontece porque ele desperta emoções muito instintivas em alguns.”
continue lendo
Eliseu Caetano
Em novo documento, Trump acusa Brasil de falhar no combate ao PCC e CV
O texto faz parte da determinação anual em que a Presidência dos Estados Unidos identifica países considerados importantes rotas de trânsito ou produtores de drogas ilícitas
- O que ganha Flávio Bolsonaro com a votação do STF? Reinaldo Polito · há 3 horas
- Barbosa, um dos jogadores mais injustiçados do Brasil, foi eternizado em crônica de Nelson Rodrigues Thiago Uberreich · há 4 horas
- VAR: o problema que ninguém resolveu Wanderley Nogueira · há 5 horas
- Campanha de Tarcísio pede “empenho extra” de aliados e reforça Flávio e Senado Beatriz Manfredini · há 6 horas