Banco Central corta projeção de alta do PIB 2020 para zero
O Banco Central promoveu nesta quinta-feira (26) um novo corte em sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 diante da pandemia do novo coronavírus sobre a economia brasileira
A expectativa para a economia este ano passou de crescimento de 2,2% para zero (0,00% de variação). A nova estimativa consta no Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado nesta quinta-feira.
Entre os componentes do PIB para 2020, o BC manteve em +2,9% a projeção para a agropecuária. Na indústria, a estimativa passou de elevação de 2,9% para -0,5% e, para o setor de serviços, de crescimento de 1,7% para zero.
Do lado da demanda, o BC reduziu a estimativa de crescimento do consumo das famílias, de elevação de 2,3% para 0,8%. No caso do consumo do governo, o porcentual projetado foi de 0,3% para 0,2%
O documento agora divulgado indica ainda que a projeção de 2020 para a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – indicador que mede o volume de investimento produtivo na economia – foi de alta de 4,1% para -1,1%.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Assuntos
continue lendo
Macroeconomia
Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos
Quando ele assumiu a secretaria, em 2015, o estado encerrou o ano com uma dívida de cerca de 57% em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). A proporção foi caindo até chegar ao valor mais baixo em 2020 (37%)
- BC decreta liquidação extrajudicial da Credipaiva por grave violação de normas Estadão Conteúdo · há 3 semanas
- Presidente da Faesp critica aprovação do fim da escala 6×1 e fala em riscos ao agronegócio Jovem Pan · há 3 semanas
- BC reduz taxa de juros a 13,75% ao ano Júlia Mano · há 2 meses
- Fecomércio vê impacto relevante no comércio com fim da escala 6×1 Jovem Pan · há 2 meses