Governo reduz estimativa do salário mínimo para 2020
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, anunciou no fim da tarde desta terça-feira (26) que o salário mínimo para o próximo ano ficará em R$ 1.031. O valor representa redução de R$ 8 em relação ao projeto de lei do Orçamento Geral da União, que previa mínimo de R$ 1.039 para o próximo ano.
Segundo Rodrigues, a queda da projeção se justifica pela redução das estimativas da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O novo valor consta de mensagem modificativa do Orçamento de 2020 enviada ao Congresso Nacional. Ela reduziu para 3,5% a estimativa para o INPC em 2020, meio ponto percentual a menos que a projeção de 4% que constava no projeto de lei do Orçamento. A previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como índice oficial de inflação, caiu de 3,9% para 3,5%.
A estimativa de crescimento para a economia, em contrapartida, aumentou de 2,17% para 2,32%, e a estimativa para a cotação média do dólar aumentou de R$ 3,80 para R$ 4.
Ao anunciar a revisão das estimativas, Rodrigues destacou que a nova política para o salário mínimo só será decidida nas próximas semanas pelo presidente Jair Bolsonaro.
*Com Agência Brasil
continue lendo
Macroeconomia
IPCA desacelera para 0,14% em outubro puxada por quedas na conta de luz e gasolina
Apesar do alívio no transporte e na habitação, alta de alimentos como tomate (19,57%) e carnes (2,27%) impediu recuo maior do IPCA; no acumulado de 12 meses, índice chega a 4,63%
- Receita anuncia medidas para evitar multas a empresas que cometerem 'erros de boa-fé' em 2027 Marco Viana · há 2 dias
- Mercado eleva projeção da Selic para 13,75% em 2026 Agência Brasil · há 4 dias
- Lula rebate críticas sobre falta de responsabilidade fiscal: 'Pobres não pagarão conta' Estadão Conteúdo · há 6 dias
- Governo publica MP que define regras de transição para o 'imposto do pecado' Agência Brasil · há 1 semana