Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027
O governo federal apresentou nesta segunda-feira (31) ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2027. A estimativa do Executivo é de que o salário mínimo aumente para R$ 1.741.
O valor proposto valerá também para a Previdência e benefícios sociais indexados ao piso. O reajuste projetado pelo governo representa uma alta de 7,4% em relação ao salário mínimo atual de R$ 1.621.
Na última segunda-feira (24), o ministro da Fazenda, Dario Durigan, havia antecipado a nova estimativa do salário mínimo para 2027. Anteriormente, o governo projetava o valor em R$ 1.717.
A nova previsão reflete uma projeção de inflação maior (4,93%) pela Secretaria de Política Econômica, influenciada por possíveis impactos do El Niño nos preços dos alimentos.
O cálculo segue a política de valorização, que soma a inflação à variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes, com o limite de 2,5% estabelecido pelo arcabouço fiscal para a expansão dos gastos.
Com informações de Estadão Conteúdo
continue lendo
Macroeconomia
Mercado eleva projeção da Selic para 13,75% em 2026
Expectativa para juros passa a coincidir com taxa atual, diz BC
- Lula rebate críticas sobre falta de responsabilidade fiscal: 'Pobres não pagarão conta' Estadão Conteúdo · há 4 dias
- Governo publica MP que define regras de transição para o 'imposto do pecado' Agência Brasil · há 5 dias
- CNC aciona STF para adiar fim da escala 6x1 Estadão Conteúdo · há 6 dias
- Cotado para Fazenda, Fonteles reduziu dívida no Piauí, mas teve déficit em metade dos anos Estadão Conteúdo · há 1 semana