Haddad anuncia que reunião com secretário dos EUA foi cancelada
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a reunião virtual programada com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada. O encontro tinha como objetivo discutir estratégias de apoio em resposta à nova tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros, que afeta uma parcela significativa das exportações do Brasil, incluindo itens como carne e café.
Haddad responsabilizou o deputado Eduardo Bolsonaro pelo cancelamento, citando suas declarações públicas que se opuseram ao diálogo entre os dois países. A justificativa oficial apresentada para o cancelamento foi a “falta de agenda”. O ministro também ressaltou que, atualmente, a questão comercial não é uma prioridade para o governo dos EUA, o que leva o Brasil a considerar a diversificação de seus parceiros comerciais.
Em relação ao pacote de ajuda aos setores impactados pela nova tarifa, Haddad mencionou que as medidas devem respeitar a meta fiscal do governo. Ele alertou que a sobretaxa pode gerar efeitos deflacionários na economia brasileira. A tarifa adicional de 40%, somada aos 10% já existentes, resulta em um total de 50% sobre os produtos brasileiros.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
O governo brasileiro está analisando a possibilidade de implementar um financiamento emergencial para os setores mais afetados pela tarifa. Além disso, está sendo considerado um programa de compras governamentais para adquirir produtos que, de outra forma, seriam exportados para os Estados Unidos. Essa estratégia visa mitigar os impactos negativos da nova política tarifária.
[jp-related-posts ids=”2035635,2035613″]
Publicado por Nícolas Robert
*Reportagem produzida com auxílio de IA
continue lendo
Política
Moraes marca para setembro análise de recurso contra condenação de Eduardo Bolsonaro
Embargos de declaração serão julgados pela Primeira Turma da Corte em plenário virtual, entre os dias 11 e 18 de setembro
- Governo estima aumento do salário mínimo para R$ 1.741 em 2027 Jovem Pan · há 23 horas
- Prejuízo líquido dos Correios sobe no 1º semestre, mas cai no 2º trimestre Estadão Conteúdo · há 3 dias
- Governo prorroga subvenção à gasolina até 9 de setembro, quando vence MP Estadão Conteúdo · há 6 dias
- Receita libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2026 Agência Brasil · há 1 semana